O medo pode ser racional (pode não ter sentido, mas está presente), emocional (de fracassar ou de ser rejeitado), instintivo (associado à preservação da espécie e da sobrevivência).
O medo é uma reação a um estímulo ameaçador ou interpretado como tal, que pode estar de facto a acontecer ou que resulta da imaginação.
O cérebro acaba por colocar o corpo num estado de alerta, provocando várias modificações: aumento da frequência respiratória e cardíaca, incómodo no intestino, distúrbios no sono…
Medos que nem sempre se encontram presentes, como o medo do futuro e a ansiedade. Eles nem sempre são reais, podem ser imaginados ou subjetivos.
O medo é natural e protetor e faz com que possamos prevenir situações arriscadas. Sem o medo seriamos imprudentes.
Tem o seu lado positivo, de nos alertar para alguns cuidados a ter e por nos poder trazer mais consciência e foco.
Quando se torna consciente já não é o mesmo problema que surgiu inicialmente porque inconscientemente podemos desencadear o mecanismo de resolução.
O Medo pode originar que a pessoa bloqueie, não fale em público, não se exponha, não se assuma, que se esconda, se recuse a avançar, a impeça de tomar decisões, que não faça o que tem que fazer ou que trave em relacionamentos vários, não interaja…
Não temos medo do escuro mas do que imaginamos que está lá ou pode estar lá.
Identifique o tipo de medo e transforme-o. Uma boa ideia é transformar o medo em coragem: eu posso, eu consigo, eu realizo.
Mas nem todas as pessoas querem transformar o medo em coragem, pode ser em ponderação, sensatez...
Sentimento de culpa é para nos alertar para que na próxima vez possa fazer de forma diferente.
Perante o Sentimento de Insegurança, pode ajudar se sintonizar nas conquistas já realizadas ou em dificuldades ultrapassadas.
É importante procurar fazer as coisas certas para si, buscar harmonia para não paralisar, fugir ou lutar o que significa utilizar o que aprendeu, a experiência que pode construir a partir daí para evoluir.
A Programação Neurolinguística e a Hipnoterapia ajudam a pessoa a identificar o que está a acontecer, a buscar recursos e proporcionam soluções através de instrumentos que provocam relaxamento, trazem alternativas e flexibilidade, afinam o foco da mente, para que a pessoa possa lidar com a situação, com o que está a acontecer ou pensa que está a acontecer para fazer a mudança que deseja.
É possível fazer agendamento on-line através do site www.nunoguia.com
Obrigado por ler este artigo, o seu comentário é bem-vindo.
Comments