top of page

Saúde Mental no Desporto e Não Só!

Atualizado: 29 de nov. de 2022

Mais um atleta, desta vez, a campioníssima do Atletismo, Patrícia Mamona à margem da sua presença do evento Web Summit 2022, realizado em Lisboa, a salientar que: “Os atletas também são importantes no desporto e nesse sentido destacou a importância da saúde mental no desporto”.


Fico-me perguntando, se os atletas também são importantes é porque não têm sido ou porque não têm sido o suficiente, faz sentido?



Esclarecer que doença mental é um processo e saúde mental é outro processo, não é uma coisa, se és doente mental não tens saúde mental, se tens saúde mental não és doente mental.


Saúde mental nas culturas mais fechadas onde a educação, (in)formação e a cultura não são nucleares é tabu ou onde existe demasiada competição por isso as pessoas escondem o que se passa consigo, o que se pode tornar catastrófico e por vezes a saúde mental é confundida com a doença mental o que é algo perigoso, imoral e perverso.



Este tema não pode ser branqueado seja em que nível de competição for, em que desporto for e em que função for. Porque de repente as pessoas surgem a mostrar os seus problemas, as suas fragilidades e até parece uma surpresa, ou seja, como se os responsáveis, clubes, associações, federações ou líderes não soubessem o que estava a acontecer e talvez algumas vezes não saibam.


Atletas mas também treinadores, dirigentes, agentes, árbitros, todos os que estão envolvidos, ninguém fica de fora porque quando se esconde o jogo das emoções estamos a correr riscos desnecessários.


Aliás sem atletas não há desporto!


Todos nós damos o nosso melhor a cada instante, ninguém quer fazer má figura, portanto, é plausível que todos estejam a dar o seu melhor, onde se inclui obviamente que lidera, dirige e gere.


Mas não sejamos hipócritas, porque pelos vistos boa parte dos responsáveis das instituições, existem muitos casos públicos, eu conheço outros tantos, vão continuando a empurrar a responsabilidade da saúde mental para todos menos para si próprios, não considerando o que tantos intervenientes, nomeadamente os atletas vêm referindo cada vez mais em muitos momentos a solicitar mais condições.


Tal como diz a Patricia Mamona “somos humanos e temos uma parte mental que tem que ser trabalhada e que não está a 100% nos momentos chave”, mas na óptica de boa parte das instituições inclusive treinadores e coordenadores técnicos não parece ser assim, apenas egos, fotografias, resultados, vitórias e medalhas importam.



A Patrícia refere ainda que: “cada vez mais estamos a perceber que não é só a parte física, não é só o exterior, mas que o interior também conta muito para o sucesso”, e diz mais “Fazer com isso seja uma realidade em todos os desportos”.


Este tema deveria ser mais sensível e evidente para treinadores e coordenadores técnicos que muitas vezes bloqueiam o desenvolvimento deste trabalho, não são apenas os dirigentes por questões económicas, prioridades, outras.


Também por isso, a saúde mental relaciona-se com todos nós, não é de grandes ou de pequenos, de um determinado desporto ou de um determinado nível de competição ou de uma determinada função, na verdade a esmagadora maioria acaba por sentir essas repercussões.


Eu direi mesmo que a saúde mental é um requisito indispensável para que se obtenham mais e melhores resultados dentro e fora do espaço de competição e todos podemos intervir porque a promoção e a prevenção nunca é demais.



Mais saúde mental =

Mais optimização =

Mais resultados!



Como é a tua experiência em relação ao tema da saúde mental no teu contexto?



A Programação Neurolinguística, a Hipnose e o Coaching ajudam a buscar recursos, trazem novas molduras, novos significados, afinam e enriquecem o foco da mente, para que a pessoa possa envolver-se e desfrutar de um processo de optimização e/ou de obtenção de resultados sejam de qualidade de vida, bem-estar ou de desempenho.


É possível fazer agendamento on-line através do site www.nunoguia.com


Confira a seguir o vídeo da Patricia Mamona à margem do evento Web Summit 2022 realizado em Lisboa.



Obrigado por ler este artigo, o seu comentário é bem-vindo.

Comentarios


bottom of page